Estrutura curricular
A estrutura curricular será composta de dois (2) componentes curriculares obrigatórios (8 créditos) e Estágio de Docência (4 créditos), exigindo a totalização de no mínimo 24 créditos em disciplinas (384 horas) e seis créditos de dissertação, com duração prevista de quatro semestres.
Os componentes curriculares obrigatórios devem ser cursados, de preferência, no primeiro semestre. Os optativos, por sua vez, serão cursados no segundo semestre letivo juntamente com a atividade de Estágio de Docência.
O Estágio de Docência será realizado através de vivências práticas, ministrando conteúdos que possibilitem o aprimoramento da formação do mestrando na área de ensino gastronômico. O aluno deverá acompanhar as atividades didáticas de uma disciplina do curso de graduação em gastronomia, articulando teoria e prática presentes no objeto da investigação, sob orientação e supervisão do professor orientador, consolidando um ensaio didático passível de aprendizagens significativas e uma formação profissional para docência no Ensino Superior. A estrutura adotada para a disciplina contempla princípios e pressupostos fundantes para o ato de ensinar, promovendo a releitura das práticas e dos conteúdos a serem ensinados, ultrapassando o “pedagogismo” e o “conteudismo”,
harmonizando uma estrutura disciplinar fundante para uma docência crítica e emancipada. Nesta perspectiva sugere-se como estratégias didáticas: seminários sobre temáticas didático-pedagógicas (o ato de ensinar; planejamento didático; usos e produção de recursos didáticos; avaliação da aprendizagem, de programas e projetos de pesquisa-ensino e extensão-ensino); vivências de observação do campo da docência – dentro e fora da sala de aula (laboratórios, visitas, restaurantes, mercados, feiras, dentre outros); regência incluindo a produção didática e artística-gastronômica de apoio à docência e avaliação do ensino-aprendizagem. Essa atividade integrará 64 h e deverá ser cursada a partir do segundo semestre, quando o estudante terá cumprido os créditos obrigatórios e já se familiarizou com o cotidiano do cenário acadêmico da Gastronomia.
O percurso e a oferta curriculares objetivam proporcionar um alto grau de adaptabilidade na oferta de formações diferenciadas no campo do ensino da Gastronomia. Contempla as especificidades da área de concentração, bem como a diversidade da procura do alunado. O núcleo das disciplinas obrigatórias tem o objetivo de concentrar aspectos formativos e reflexivos sobre temas relativos à prática e à teoria da área de concentração Gastronomia, Inovação e Sustentabilidade e metodologias de pesquisa em Gastronomia, assim como articular as linhas Gastronomia Social e Sustentabilidade e Tecnologia e Inovação Gastronômica, sendo amplas as atividades dos pesquisadores em Alimentos, envolvendo toda a cadeia produtiva e de consumo. As disciplinas optativas têm por finalidade promover a imersão em especificidades da Gastronomia, concentrando a formação do aluno em temas relacionados às suas áreas de interesse, já que essa é uma área complexa e possui diversas abordagens e estratégias que requerem complementaridade de diversos saberes e conhecimentos, sendo a inter e multidisciplinaridade inerentes à área.