Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará vem atender uma demanda, intensificada nas últimas décadas, resultante de um visível e irreversível desenvolvimento da relação, da percepção e da expressão dos profissionais do ramo de alimentação no que diz respeito ao conhecimento gastronômico e à cultura alimentar. A evolução da gastronomia como área de conhecimento soma-se a um rico debate, a nivel internacional, em torno de sua legítima autonomização científica. Nessas considerações, aliam-se preocupações de diversos setores da economia, tal como o setor de restauração, acerca das possibilidades que esse conhecimento constituído no seio das universidades pode revelar à sociedade brasileira. Dessa forma, é necessária a expansão de investigações acadêmicas com vistas a aprimorar o conhecimento técnico-científico aplicado, ao mesmo tempo em que exige uma mediação entre a cultura acadêmico-profissional e a cultura popular, conexão reforçada pelo discurso da ciência pós-moderna. Para além da mera discussão sobre aquilo que se come, promove-se o reconhecimento do alimento como símbolo de identidade, de pertencimento, apto à valorização de seus papéis extraordinário e cotidiano.
O objetivo geral que se pretende alcançar com o programa é proporcionar uma formação científica especializada, possibilitando aos seus discentes uma consolidação e aprofundamento da ciência gastronômica a partir do diálogo entre a técnica, a inovação e a soberania alimentar. O Mestrado, fortalecido por outras áreas do conhecimento, busca oferecer uma abordagem significativa do universo gastronômico, articulando saberes acadêmicos com o contexto
socioeconômico e cultural. Os princípios deste Curso alinham-se com um compromisso ético, sustentável e de responsabilidade social, balizado pelas normas e legislação vigentes.
O Curso pretende formar profissionais com competências para atuar no magistério superior de gastronomia e, ainda, na formação de pesquisadores na área de ciência de alimentos relacionadas às técnicas e ao desenvolvimento de produtos gastronômicos, bem como em áreas afins. O conhecimento adquirido por este profissional contribuirá para o desenvolvimento da gastronomia social e sustentável, para a inovação, o aprimoramento e o fortalecimento acadêmico da gastronomia local, regional e nacional. Os estudantes terão uma formação inter, trans e multidisciplinar, integrada num plano de estudos que contempla o diálogo e a interação de diferentes saberes e vertentes profissionais.